Notícias de saúde

Dieta e Exercício Podem Reduzir em 60% Risco de Diabete

HELSINQUE (Reuters) - A combinação de uma dieta de pouca gordura e alto teor de fibra com exercícios físicos pode prevenir cerca de 60 por cento dos casos de diabete em adultos, afirmou um estudo finlandês na terça-feira.

De acordo com as descobertas preliminares do estudo, divulgado coincidentemente no Dia Mundial da Diabete, a combinação também reduz a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue, importante na prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

"A prevenção da diabete não é dos assuntos mais agradáveis da pesquisa médica e, por mais inacreditável que pareça, ninguém nunca tinha encomendado ou criado um fundo para um estudo como este", disse o professor Jaakko Tuomilehto à Reuters.

O estudo feito pelo Instituto Nacional Finlandês de Saúde Pública entrevistou 500 finlandeses num período de dois a seis anos.

Doentes de diabete não produzem insulina, hormônio essencial para converter açúcar em energia, ou não utilizam sua insulina efetivamente.

Isso pode levar a sérias doenças e complicações fatais como cegueira, doenças cardíacas e renais, além de problemas circulatórios que podem resultar na amputação de membros.

Há 180 mil pessoas com diabete na Finlândia, das quais 150 mil sofrem de diabete adulta. No mundo, 150 milhões de pessoas sofrem da doença e organizações estimam que em 2025 o número de pessoas afetadas seja de 300 milhões.

O estudo não investigou a diabete infantil, que difere da diabete adulta e não pode ser controlada com dieta e exercício.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários