Notícias de saúde

Fumo Pode Causar Perda Auditiva

NOVA YORK (Reuters Health) - Todo mundo sabe que fumar é prejudicial para os pulmões, mas agora pesquisadores japoneses descobriram que o cigarro também pode prejudicar a audição.

"Esses resultados indicam que fumantes podem ser mais propensos a ter sua audição comprometida, especialmente no que se refere a ruídos de alta freqüência, do que pessoas que nunca fumaram", informou a equipe de pesquisadores chefiada por Noriyuki Nakanishi da Escola Superior de Medicina de Osaka.

A equipe avaliou a audição de 1.554 japoneses que trabalhavam em escritórios de uma grande corporação entre 1994 e 1999, entre 30 e 59 anos de idade.

De acordo com trabalho publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine (Medicina Ocupacional e Ambiental), o risco de comprometimento da audição de alta frequência é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados diariamente, assim como ao tempo de fumo ao longo da vida.

Por exemplo, os homens que fumaram mais de um maço por dia tiveram o dobro de risco de perda auditiva que os não fumantes.

Os homens que fumavam um maço por dia durante 40 anos ou mais corriam risco duas ou três vezes maior de perda de audição de alta freqüência.

Os pesquisadores acreditam que a perda auditiva pode ser conseqüência da diminuição do fluxo sanguíneo na cóclea, no interior do ouvido, responsável por transmitir o som para o cérebro. Os especialistas também observaram que os fumantes eram "menos saudáveis" que os não fumantes e esse fator pode ter contribuído para a perda de audição.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários