Notícias de saúde

Teste Consegue Detectar Câncer Antes da Mamografia

Por Keith Mulvihill

NOVA YORK (Reuters Health) - Médicos do Texas estão fazendo testes para detectar câncer de mama muito antes de os tumores poderem ser detectados por uma mamografia ou pela apalpação. Pode levar de 8 a 10 anos até que as células cancerosas cresçam o bastante para ser detectadas, de acordo com David Euhus, que utiliza a nova técnica no Southwestern Medical Center, na Universidade do Texas, em Dallas.

No procedimento, chamado de lavagem de canal lactífero, esses dutos são lavados de forma que as células que os revestem possam ser examinadas para ver se parecem pré-cancerosas. Um fino cateter é introduzido no canal lactífero por meio de uma pequena incisão no mamilo e uma solução salina é usada para extrair algumas células de revestimento. Como não é possível testar todos os canais -- cujo número varia entre 20 e 30 --, o teste se concentra apenas naqueles que produzem fluido.

"Há evidências de que os canais que produzem fluido abriguem mais células pré-cancerosas", explicou Euhus em entrevista à Reuters Health.

Por enquanto, a técnica foi utilizada na clínica do Texas em cerca de 30 mulheres com alto risco de desenvolver câncer de mama por causa do histórico familiar de vários casos da doença.

Na maioria dos casos, as células analisadas eram normais, mas em duas delas foram identificadas células pré-cancerosas.

"Para elas, uma opção é tomar tamoxifeno, pois a droga é capaz de reduzir em 88 por cento o risco de aparecimento de câncer de mama", afirmou Euhus.

Atualmente, o exame é realizado em várias clínicas de oito Estados norte-americanos, segundo a Pro-Duct Health, a empresa de Menlo Park, na Califórnia, que desenvolveu a técnica.

Vários centros especializados em câncer de mama nos EUA já oferecem a lavagem de canal lactífero. De acordo com a empresa, o procedimento deverá estar disponível em um número cada vez maior de locais à medida que médicos forem treinados para realizá-lo.

De qualquer modo, o procedimento não substitui as mamografias, ressalta Euhus.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários