Notícias de saúde

Coração artificial definitivo - França realiza primeiro implante

Um coração artificial definitivo foi implantado ontem em um paciente de 70 anos, na França. Pela primeira vez não será necessário um transplante logo em seguida. O fato foi anunciado pelo chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do hospital Lá Pitié-Salpetiere, Iraj Gandjakahch, em Paris.

Fabricado pela empresa norte - americana Arrow, o coração foi implantado junto com as baterias no abdome do paciente. O coração produzido pela Arrow é autônomo e não precisa de equipamento exterior, mesmo para recarregar as baterias, pois este procedimento é realizado através da pele.

Segundo os especialistas, esta é uma função importante, pois até o presente momento, os dois principais defeitos dos corações semi-artificiais eram o equipamento exterior, que normalmente limitava sua autonomia aos movimentos dos pacientes e aos vários tubos ou cabos que uniam o equipamento e paciente - sendo uma porta aberta para infecções. O Hospital Lá Pitié-Salpetiere é o mesmo no qual o jogador Ronaldinho fez a cirurgia de ligamento (rompimento do joelho).

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários