Notícias de saúde

Ebola Está Sob Controle em Uganda, Diz OMS

GENEBRA (Reuters) - Os serviços de saúde de Uganda conseguiram conter o surto da febre hemorrágica mortal Ebola, mas ainda estão observando pessoas que tiveram contato com os 281 infectados, informou na segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o coordenador de epidemias da OMS, Mike Ryan, a resposta rápida de Uganda e centenas de milhares de dólares de ajuda internacional evitaram a disseminação da epidemia de Gulu, cidade ao norte, para Mbarara, no sudoeste.

A epidemia provocou 91 mortes desde que começou em setembro e ainda não pode ser declarada terminada, pois há risco de que outras pessoas possam ter contraído a doença cujo período de incubação é maior de 21 dias.

"Provavelmente em dezembro poderemos dizer que a epidemia acabou", disse Ryan ao informar que é preciso um período de 42 dias depois do último caso registrado para que os órgãos de saúde possam dizer com confiança que acabaram com a epidemia de Ebola.

Não há cura conhecida para o Ebola, que provoca intenso sangramento interno, mas os médicos dizem que os doentes podem sobreviver se chegarem rapidamente ao hospital e mantiverem um alto nível de ingestão de líquido.

"A chave é manter essas pessoas isoladas e quebrar o ciclo de transmissão", disse Ryan.

O representante da ONU, informou que os órgãos de saúde acompanharam as pessoas que tiveram contato com a vítima em Mbarara, um integrante de uma milícia que havia se mudado recentemente de Gulu para o sul.

"Realmente foi uma grande epidemia que tinha o potencial de ser muito maior", disse Ryan. Durante o surto anterior que atingiu Sudão, ex-Zaire e Gabão, a taxa de mortalidade variou entre 53 e 88 por cento dos pacientes infectados.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários