Notícias de saúde

Atletas Adolescentes Também Bebem e Fumam

Por Charnicia E. Huggins

NOVA YORK (Reuters Health) - Ao contrário da opinião popular, os adolescentes que praticam esporte não são menos suscetíveis a fumar ou beber. Na realidade, os atletas podem até se exceder na bebida e nos cigarros.

"As coisas que fazem esses jovens se destacarem nos campos esportivos -- como correr riscos, por exemplo ---,podem ser as mesmas que aumentam sua vulnerabilidade ao fumo e ao álcool", disse à Reuters Health, Shashank V Joshi da Universidade de Standford, na Califórnia. O pesquisador apresentou seu trabalho durante o 47. encontro anual da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (Academia Americana de Psiquiatria da Criança e Adolescente).

Analisando dados de 1.769 estudantes do ensino médio da Califórnia, a equipe de Joshi observou "diferenças significativas entre atletas e não atletas" em relação ao padrão de uso de cigarro e álcool.

Alguns atletas fumavam até mais que seus colegas não esportistas, mas, em compensação, eram os que mais faziam planos de parar de fumar no futuro. Segundo Joshi, isso pode significar que os adolescentes sabem que deveriam parar de fumar para melhorar seu desempenho no esporte.

Os atletas também foram mais propensos a beber demais, uma possível conseqüência de uma cultura que incentiva as bebedeiras depois do jogo", explicou o pesquisador.

A grande exposição à publicidade de bebidas alcoólicas nas quadras de esporte pode contribuir para esse comportamento, informou Joshi.

"Em geral, o uso dessas substâncias ocorre entre atletas e não-atletas", concluiu o especialista. Os pais deveriam alertar os filhos sobre o tipo de risco que correm, aconselhou. "Ainda pensamos que esporte é sempre bom, mas essas são coisas para tomar cuidado", acrescentou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários