Notícias de saúde

Estudo Identifica Fases em que Mulheres Engordam Mais

Por Deena Beasley

LOS ANGELES (Reuters) - As mulheres estão mais vulneráveis ao ganho de peso durante a puberdade, após a gravidez e após a menopausa, indicam diversos estudos apresentados na terça-feira durante uma conferência sobre obesidade em Long Beach, Califórnia.

A descoberta fornece novas informações a médicos para ajudar a reduzir a incidência da obesidade entre mulheres.

Especialistas reunidos no encontro anual da North American Association for the Study of Obesity (Associação Norte-americana para o Estudo da Obesidade) afirmaram que a identificação de estágios-chave e causas do ganho de peso é crucial para o desenvolvimento de programas de prevenção para deter ou retardar a incidência da obesidade.

"Estamos tentando analisar as transições hormonais na vida da mulher. Todos os três estágios estão associados a alterações na deposição e distribuição de gordura", disse Aviva Must, da Universidade Tufts, em Boston. Must é a principal pesquisadora dos estudos na puberdade.

Must apresentou resultados de dois estudos sugerindo que a menarca (o início do ciclo menstrual) precoce em meninas jovens prepara as condições para a obesidade mais tarde.

Outros dados apresentados por pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham, demonstraram que a retenção de peso após a gravidez pode ser um fator de obesidade em mulheres jovens.

Os cientistas descobriram que, enquanto que a maioria das mulheres apresentava um ganho de peso pequeno após a gestação, mulheres obesas estão sob risco de ganho de peso substancial.

"Programas de prevenção da obesidade que se concentram em mudanças na alimentação e em padrões de atividade física são promissores para redução da retenção de peso após a gravidez", disse Delia Smith West, da Universidade do Alabama.

O ganho de peso durante a menopausa também pode ser prevenido através de alterações de longo prazo na dieta e na prática de exercícios, de acordo com descobertas do Projeto de Estilo de Vida Saudável Da Mulher, um ensaio clínico financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde, dos Estados Unidos.

"A alteração de peso em mulheres mais velhas pode estar mais associada ao envelhecimento do que à menopausa. Mulheres na pós-menopausa, no entanto, apresentam níveis mais altos de gordura corporal e adiposidade central do que outras mulheres da mesma idade", afirmou Laurey Simkin-Silverman, da Universidade de Pittsburgh.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários