Notícias de saúde

Uso de finasterida poderia estar relacionada a maior risco de suicídios

30 de março de 2021 (Bibliomed). Existe uma controvérsia atual sobre os eventos adversos relativos ao uso da finasterida, um medicamento usado no tratamento da calvície (alopecia) e da hiperplasia benigna da próstata (HPB). Em 2012, começaram a surgir relatórios sobre homens que usaram finasterida e tentaram ou cometeram o suicídio.

Um recente estudo buscou investigar a associação de suicídio (ideação, tentativa e suicídio consumado) e eventos adversos psicológicos (depressão e ansiedade) com o uso de finasterida.

O recente estudo com 3.282 usuários de finasterida usou a VigiBase, o banco de dados global da Organização Mundial da Saúde de relatórios de segurança de casos individuais, e encontrou um sinal desproporcional de suicídio, depressão e ansiedade associados ao uso de finasterida para alopecia em pacientes com menos de 45 anos. Nenhum sinal desse tipo foi associado a medicamentos com mecanismos de ação diferentes, mas com indicações semelhantes, ou a medicamentos com mecanismos e perfis de efeitos adversos semelhantes.

Os resultados deste estudo sugerem que o risco de suicídio, depressão e ansiedade deve ser considerado ao prescrever finasterida para pacientes mais jovens com alopecia que podem ser mais vulneráveis aos efeitos adversos do medicamento; esta associação pode ser tendenciosa por relatos estimulados e deve ser mais investigada.

Fonte: JAMA Dermatology. DOI: 10.1001/jamadermatol.2020.3385.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários