Notícias de saúde

Novo Alvo para Vacina Contra Tuberculose é Identificado

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters) - Um novo tipo de teste e uma nova compreensão do sistema imunológico humano podem ajudar cientistas a desenvolver uma vacina contra a tuberculose. Segundo anunciaram pesquisadores na segunda-feira, foram descobertas três proteínas que o organismo utiliza para reconhecer e combater a doença

De acordo com os cientistas, uma vacina baseada nessas proteínas está sendo desenvolvida para ser submetida a testes.

Os cientistas -- da empresa Epimune, em San Diego -, a Universidade da Califórnia, a Universidade de Harvard, entre outros, disseram que o desenvolvimento da vacina envolve um novo componente do sistema imunológico que não é usado frequentemente em vacinas contra doenças: as células T.

"No geral, diversas vacinas induzem os anticorpos", disse Alessandro Sette, um imunologista da Epimune que trabalhou no estudo.

Pesquisadores de Aids descobriram que outro componente do sistema imunológico, as células T, também conhecidas como células CD8, podem ser mais eficazes contra o HIV.

O mesmo pode valer para a tuberculose, que mata 3 milhões de pessoas ao ano no mundo e que ressurgiu em uma forma resistente a drogas.

De acordo com Sette e sua equipe, eles utilizaram o sistema de avaliação da Epimune para descobrir proteínas do bacilo da tuberculose que podem provocar uma resposta de células CD8.

Os cientistas escolheram 40 proteínas e as examinaram através de um programa de computador para identificar aquelas que poderiam ser as melhores candidatas.

Depois, eles testaram as melhores proteínas em laboratório para verificar se produziam uma resposta imunológica.

De acordo com Sette, três proteínas produziram essa resposta, sendo reconhecidas pelas células CD8 tiradas de pacientes que se recuperaram de uma infecção de tuberculose.

Quando expostas às proteínas, as células CD8 entraram em ação, produzindo um composto chamado interferon gama, que faz com que uma célula infectada mate o invasor.

Agora, a Epimune está tentando desenvolver uma nova vacina baseada nas proteínas e pretende organizar testes, disse Sette.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários