Notícias de saúde

Cachorro Pode Ajudar a Controlar Pressão

Por Alan Mozes

NOVA YORK (Reuters Health) - Para os hipertensos, controlar a pressão e a frequência cardíaca pode depender apenas de um latido amigo. Segundo uma pesquisa, donos de cães que cuidavam de marido ou esposa com lesão cerebral sofriam menos estresse do que os que não tinham animal de estimação.

"De alguma forma, criar e cuidar do animal faz diferença na administração do estresse, as pessoas percebem que os animais também se preocupam com elas", informou Karen Allen da Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo.

Allen apresentou seu trabalho na quinta-feira, durante o encontro anual da Society for Psychophysiological Research (Sociedade para Pesquisa Psicofisiológica), em San Diego.

Allan acompanhou durante um ano a pressão sanguínea e a reação ao estresse de 60 homens e mulheres que tomavam remédio para hipertensão e cuidavam de seus companheiros, vítimas de lesões cerebrais traumáticas.

Metade do grupo adotou cachorros por seis meses e todos os participantes continuaram cuidando do parente doente. Depois de meio ano, a outra metade dos participantes também adotou cães. No início, todos os participantes tinham reações similares ao estresse da vida real e ao criado em laboratório, informou a pesquisadora. Depois de seis meses, o grupo que adotou os cães teve um aumento muito menor da pressão sanguínea que as pessoas que não conviviam com os animais.

Depois de seis meses, os animais de estimação foram dados a todos os participantes e os registros de pressão arterial se tornaram novamente equilibrados -- com a pressão arterial das pessoas que adotaram os animais mais tarde se aproximando dos níveis daqueles que pegaram os cães logo no início do estudo. As descobertas podem ser muito importantes já que os medicamentos para hipertensão são eficazes para o dia-a-dia, mas não são muito úteis para pessoas em situações de estresse ou com estilo de vida desgastante, disse Allen à Reuters Health.

Mais pesquisas são necessárias para apontar por que os cachorros têm um efeito benéfico para os donos. "Parecem ajudar a ter um pouco de tempo onde ninguém julga você, apenas está ali compartilhando sua vida", disse a pesquisadora.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários