Notícias de saúde

Mountain Bike Pode Afetar Fertilidade Masculina

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Os homens que praticam mountain bike correm alto risco de ter lesões no escroto, que podem afetar a fertilidade, segundo conclusões de um estudo.

Pesquisadores austríacos realizaram um estudo com 45 homens que praticam mountain bike e verificaram que 96 por cento do grupo tinham anormalidades no escroto.

Os mesmos problemas foram encontrados em apenas 16 por cento de um grupo de 31 homens que nunca praticou o esporte. As alterações incluíram depósitos de cálcio, cistos e anormalidades nas veias, sendo que metade dos homens apresentou sensibilidade ou desconforto no escroto.

Anormalidades no escroto são prejudiciais à fertilidade, informou à Reuters Health, o autor do estudo Ferdinand Frauscher.

Conforme o pesquisador, tomadas em conjunto, as alterações verificadas no estudo sugerem que muitos ciclistas que praticam mountain bike podem ter problemas de fertilidade.

Para investigar esta possibilidade, os pesquisadores do Hospital Universitário de Innsbruck agora estão fazendo a contagem do esperma dos homens.

O trabalho foi publicado na edição de 21 de outubro da revista médica The Lancet.

Pedalar tanto em terreno acidentado, assim como em estradas pavimentadas, tem sido associado à impotência masculina.

Acredita-se que a pressão do assento da bicicleta possa danificar os vasos sanguíneos e os nervos. Conforme Frauscher, no mountain bike o terreno das trilhas provoca "vibrações e choques" na virilha muito maiores.

Segundo o especialista, os homens podem tomar medidas para reduzir o risco de ferimentos no escroto. Uma das mais importantes é fazer paradas frequentes enquanto se anda de bicicleta.

Além disso, o estofamento tanto do assento da bicicleta quanto das roupas usadas para pedalar poderia reduzir o impacto do solo. Os homens também deveriam ter certeza que o assento está suficientemente alto e sentar em ângulo apropriado.

Frauscher aconselhou os ciclistas a ir a lojas especializadas para comprar assentos apropriados.

Apesar da alta taxa de anormalidades no escroto verificada no estudo, Frauscher discordou dos médicos que aconselham os homens a abandonar completamente as bicicletas. "Acreditamos que o ciclismo é um esporte saudável", disse o pesquisador

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited

Faça o seu comentário
Comentários