Notícias de saúde

Estudo Confirma Potencial da Maconha Para Criar Dependência

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Embora muitos considerem a maconha menos perigosa que as chamadas drogas pesadas, novas pesquisas com animais confirmam o que os estudos com seres humanos já indicavam: a erva tem "potencial para criar dependência" equivalente ao da cocaína e da heroína.

Pesquisas anteriores com animais comprovaram que certas drogas que alteram a consciência disparam o desejo de consumir mais e produzem dependência, mas essas evidências não eram tão claras no que se refere à maconha.

Agora, um estudo sobre o consumo da droga entre macacos forneceu aos pesquisadores os dados confirmam o potencial da maconha para viciar o usuário.

Os pesquisadores chefiados por Steven R. Goldberg do National Institute on Drug Abuse (Instituto Nacional para Dependência de Droga), em Baltimore (Maryland), deram aos macacos livre acesso à droga.

Em pesquisas com animais, a auto-administração da droga é considerada essencial para determinar o potencial de dependência. A equipe de cientistas verificou que os animais pressionaram uma alavanca para auto-administrar até 30 injeções de THC em uma hora. O THC é o princípio ativo da maconha.

O trabalho foi publicado na edição de novembro da revista Nature Neuroscience.

Em entrevista à Reuters Health, Goldberg ressaltou que o estudo não comprova que a maconha causa dependência. Essa idéia já é amplamente aceita por causa de descobertas feitas em estudos com seres humanos.

Até agora, nenhum estudo havia mostrado que os animais auto-administrariam a droga, observou o pesquisador.

Segundo Goldberg, este estudo forneceu aos cientistas informações que faltavam às pesquisas sobre a maconha. De acordo com ele, as pessoas usavam essa lacuna científica para argumentar que a maconha não causa dependência.

Neste estudo, os pesquisadores usaram que já se tinham auto-administrado cocaína. Os pesquisadores verificaram que os animais raramente pressionaram a alavanca para tomar injeções salinas, mas pressionavam-na rápida e furiosamente para obter THC.

"Isso derruba a tese de que a maconha não pertence à classe das drogas capazes de causar dependência", disse Goldberg.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários