Notícias de saúde

Pacientes com câncer não relatam o uso de produtos de medicina complementar e alternativa para seus médicos

17 de maio de 2019 (Bibliomed). Um terço dos pacientes com câncer e sobreviventes de câncer relata o uso de suplementos de medicina complementar e alternativa (MCA), e muitos não divulgam o uso para os médicos, de acordo com uma carta de pesquisa na revista JAMA Oncology.

Investigadores da Universidade do Texas Southwestern, em Dallas usaram dados da pesquisa National Health Interview para estimar a proporção de pacientes e sobreviventes do câncer do usando MCA.

Os pesquisadores descobriram que 1.023 (33,3%) dos 3.118 participantes que relataram uma história de câncer usaram medicina complementar e alternativa nos 12 meses anteriores. Os suplementos fitoterápicos foram a modalidade de MCA mais utilizada (35,8%). A raça branca, o sexo feminino, a etnia não hispânica e idade mais jovem correlacionaram-se com o uso de MCA. No geral, 29,3% dos usuários de medicina complementar e alternativa não revelaram o uso destes suplementos para seus médicos; as taxas ajustadas de não revelação foram de 11,8% e 58,2% para aqueles que usavam suplementos de ervas e complementação com atividades de mantra/atenção plena/meditação espiritual, respectivamente. As razões mais comuns para a não revelação foram porque o médico não perguntou ou porque os participantes não achavam necessário que o médico soubesse (57,4% e 47,4%, respectivamente).

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2019.0349.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários