Notícias de saúde

Como os ginecologistas lidam com gestantes que não querem se vacinar?

16 de janeiro de 2019 (Bibliomed). As mulheres grávidas geralmente recusam vacinas, incluindo vacinas contra influenza e toxóide tetânico, toxóide diftérico reduzido e vacina pertussis acelular (Tdap), de acordo com pesquisa publicada na revista Obstetrics & Gynecology.

Pesquisadores da Universidade do Colorado Anschutz Medical Campus em Aurora pesquisaram uma rede representativa nacional de obstetras-ginecologistas (331 entrevistados) de março de 2016 a junho de 2016 para entender as estratégias dos provedores ao encontrar uma recusa de vacina.

Os profissionais perceberam que as mulheres grávidas recusam mais comumente a vacina contra influenza do que a vacina Tdap, de acordo com os pesquisadores. A maioria dos entrevistados (62%) relatou mais de 10% das mulheres grávidas que atendem em um mês recusam a vacina contra influenza, em comparação com 32% que relataram o mesmo para a vacina Tdap. Os provedores disseram que as razões mais comuns que ouviram para a recusa da vacina eram a crença dos pacientes de que a vacina contra a gripe as deixaria doentes (48%), crença de que as doenças tratadas com as vacinas seriam não são previsíveis (38%), preocupações gerais sobre vacinas (32%), desejo de manter uma gravidez natural (31%) e preocupação de que seu filho pudesse desenvolver autismo como resultado da vacinação materna (25%). Para abordar a recusa, provedores relataram mais comumente o uso de estratégias como a indicação de vacinas na gravidez são seguras (96%), explicando que não receber a vacina coloca o feto ou recém-nascido em risco (90%), ou explicar que não receber a vacina coloca o saúde da gestante em risco (84%). Os profissionais perceberam que a estratégia mais eficaz é dizer aos pacientes de que a não vacinação coloca o feto ou recém-nascido em risco.

Fonte: Obstetrics & Gynecology. DOI: 10.1097/AOG.0000000000003005.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários