Publicidade

Notícias de saúde

Diabetes aumenta risco de morte por suicídio, consumo de álcool e acidentes

12 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Pacientes com diabetes aumentaram a mortalidade devido a suicídio, causas relacionadas ao álcool e acidentes em relação a aqueles sem diabetes, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Endocrinology.

Pesquisadores da Dinamarca caracterizaram o ônus das causas externas de morte por causas relacionadas ao álcool, acidentes e suicídio entre indivíduos com diabetes e uma população de referência pareada por idade, sexo e área. Os dados foram incluídos para 434.629 indivíduos; a população com diabetes incluiu 208.148 indivíduos, dos quais 76% foram tratados apenas com medicamentos antidiabéticos orais (DAO).

Os pesquisadores identificaram 2.832 mortes por álcool, 3.187 mortes por acidentes e 853 mortes por suicídio durante um acompanhamento médio de 7,1 anos. Houve correlação para diabetes com maior mortalidade em quase todos os desfechos, especialmente em pacientes tratados com insulina; para mortes relacionadas ao álcool, a taxa de mortalidade ajustada (MRR) foi de 1,71 para homens tratados com OAD e 6,92 para homens tratados com insulina; para as mulheres, os MRRs correspondentes foram 2,10 e 10,60. Aqueles tratados com insulina também tiveram maior mortalidade devido a acidentes (MRRs, 2,06 e 1,53 para homens e mulheres, respectivamente), bem como suicídio (MRRs, 2,10 para os homens tratados com insulina e 1,62 para as mulheres tratadas apenas com OAD).

Estes resultados indicam a importância de um apoio psicossocial eficaz e intervenções no diabetes, especialmente entre indivíduos de alto risco.

Fonte: European Journal of Endocrinology. DOI: 10.1530/EJE-18-0351.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: