Notícias de saúde

Gestantes com apneia obstrutiva do sono são mais propensas a terem partos prematuros

23 de agosto de 2018 (Bibliomed). Os médicos muitas vezes recomendam que as mães tenham um bom sono antes da chegada de seus bebês, em benefício delas. Agora, pesquisadores relatam que um bom sono durante a gravidez também pode reduzir o risco de parto prematuro.

Uma revisão de estudos publicados fornece informações importantes para mulheres grávidas e seus médicos, segundo pesquisadores australianos.

Os adultos dormem por um terço de suas vidas, e assim também um feto dorme durante um terço de sua gestação; por isso faz sentido que o sono materno poderia ter um impacto sobre a saúde do feto.

Já se sabe que gestantes que dormem de costas podem prejudicar seus bebês, levando menos oxigênio e nutrientes até a placenta. Os pesquisadores descobriram que mães que sofrem de apneia obstrutiva do sono, pouco tempo de sono, e sono de má qualidade poderiam vir a aumentar a probabilidade de parto prematuro e natimorto. A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio potencialmente grave no qual a respiração para e começa repetidamente durante o sono.

A descoberta mais significativa sugeriu uma relação entre o nascimento prematuro e a apneia do sono materna, com quatro dos cinco maiores estudos mostrando uma clara conexão entre os dois. No entanto, a revisão não mostrou relação de causa e efeito, apenas uma associação.

Os resultados foram publicados on-line recentemente no Sleep Medicine Reviews.

Fonte: University of South Australia. News release.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários