Notícias de saúde

Jogos de paintball podem causar lesões sérias

26 de junho de 2017 (Bibliomed). Várias lesões traumáticas já foram descritas como estando ligadas à acidentes ocorridos durante jogos de paintball. Um primeiro caso de lesão contusa do fígado relacionada com o paintball acaba de ser descrita em um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.

Médicos do Hospital Universitário de North Middlesex, no Reino Unido descrevem um caso de lesão hepática traumática relacionado com o paintball em um rapaz de 18 anos de idade, que apresentou-se sintomas compatíveis com apendicite aguda.

Os autores observam que uma lesão hepática grau III foi identificada no intra-operatório, e que foi tratada com a técnica de “packing”(colocação de compressão para controle de hemorragia grave), tendo sido feito um reexame após 48 horas. Nenhuma outra hemorragia ativa foi identificada. Em três semanas, o ultrassom de acompanhamento mostrou que um grande hematoma subcapsular não havia ainda se resolvido. O paciente foi readmitido por um curto período de observação. Um ultrassom de controle foi marcado para três meses após a alta.

Os autores do estudo alertam que os participantes nestes jogos e os médicos devem estar cientes dos possíveis riscos associados a eles.

Fonte: BMJ Case Reports 2016; doi:10.1136/bcr-2015-213780

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários