Notícias de saúde

Uso da maconha pode aumentar o risco de insuficiência cardíaca e de acidente vascular cerebral

19 de abril de 2017 (Bibliomed). O uso da maconha pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca em um adulto, de acordo com a pesquisa que apresentada na reunião anual do American College of Cardiology, realizada de 17 a 19 de março de 2017, em Washington, DC.

Investigadores do Einstein Medical Center, na Filadélfia, e colegas analisaram 20 milhões de registros de saúde de pacientes com idade entre 18 e 55 que receberam alta de um dos mais de mil hospitais nos Estados Unidos em 2009 e 2010. Desses 1,5% disseram que haviam usado maconha.

Tal utilização foi associada a um risco muito maior de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e morte súbita cardíaca. O uso de cannabis também estava ligado a fatores comuns de risco para doenças cardíacas, como obesidade, hipertensão arterial, tabagismo e bebida, disseram os pesquisadores. Após o ajuste para esses fatores de risco, os pesquisadores concluíram que o uso de cannabis foi associado independentemente com um aumento de 26% risco de acidente vascular cerebral e de 10% maior no risco de insuficiência cardíaca.

Mais pesquisas serão necessárias para entender a fisiopatologia por trás desse efeito, disseram os pesquisadores.

Fonte: ACC's Annual Scientific Session 2017, Washington, DC, março 17-19/2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários