Notícias de saúde

Sedentarismo está ligado ao pré-diabetes, mesmo em adultos magros

22 de março de 2017 (Bibliomed). A inatividade está associado a maior risco de pré-diabetes e diabetes, mesmo para os adultos com peso saudável, segundo com um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine.

Pesquisadores da Universidade da Flórida e colegas analisaram dados de 1.153 pessoas, com idades entre 20 anos ou mais na Inglaterra. Todos tinham um índice de massa corporal variando entre ≥18.5 e <25, e sem diagnóstico de diabetes.

Os investigadores descobriram que as pessoas com uma vida inativa eram mais propensas do que as pessoas cativas a ter uma hemoglobina glicada ≥5.7. Cerca de um quarto de todas as pessoas inativas e mais de 40% das pessoas de 45 anos ou mais inativa preenchiam os critérios para pré-diabetes ou diabetes.

Os resultados sugerem que o estilo de vida sedentário é negligenciado quando se pensa em termos de um peso saudável; não se deve apenas concentrar na ingestão de calorias, peso ou índice de massa corporal em detrimento da atividade, dizem os pesquisadores.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI:10.1016/j.amepre.2016.11.027

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários