Notícias de saúde

Encontrada associação entre o consumo de álcool e o câncer de próstata

05 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Pesquisadores canadenses e australianos encontraram uma associação significativa entre o risco de câncer de próstata e a ingestão de álcool, embora eles não provassem que o consumo de álcool aumentasse o risco deste tipo de câncer. E mais: quanto mais os homens bebem, maior será o seu risco. Esta análise, publicada na revista BMC Cancer, envolveu de 27 estudos já publicados anteriormente.

O câncer de próstata é a quinta causa principal de morte por câncer em homens em todo o mundo. O álcool é um fator de risco conhecido para o câncer de mama e pelo menos sete tipos de câncer no sistema digestivo; o álcool também pode aumentar o risco de cânceres de pele e pâncreas, disseram os pesquisadores.

Nos resultados do novo estudo, mesmo os baixos níveis de consumo de álcool (até duas bebidas por dia) estavam associados a um risco 8% a 23% maior de câncer de próstata quando comparado ao não beber.

Este novo estudo contribui para o fortalecimento de evidências de que o consumo de álcool é um fator de risco para câncer de próstata. A contribuição do álcool para o câncer de próstata terá de ser levada em conta nas futuras estimativas da carga global da doença

Fonte: University of Victoria, Canada, news release

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários