Notícias de saúde

Identificados Genes que Regulam Formação de Células Adiposas

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health) - Dois novos genes que determinam a síntese de proteínas-chave na obesidade foram identificados por pesquisadores de Harvard.

No estudo com ratos, os cientistas verificaram que as proteínas Gata-2 e Gata-3 funcionam como "fiscais" de grupos de células.

Se elas ultrapassam determinado limite -- quando, por exemplo, a pessoa ingere mais calorias do que consome -, as células se transformam em células adiposas. As demais preservam um padrão estável.

Mutações nas moléculas Gata, que transformam células comuns em adiposas mesmo quando a pessoa não consome quantidades excessivas de comida, podem predispor um indivíduo à obesidade, informou a equipe de Qiang Tong da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Cambridge (Massachusetts).

"Se esses genes forem manipulados, então poderemos controlar a formação de células de gordura", disse em entrevista à Reuters Health, Gokhan S. Hotamisligil, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores explicaram que o corpo parece regular a formação de células adiposas freando as que estão prestes a se tornar especializadas em acumular gordura.

Ao controlar os freios -- ou as duas moléculas Gata -, o corpo decide a quantidade de gordura que será formada, indicam os resultados do estudo.

As descobertas, publicadas na edição de 6 de outubro da revista Nature, podem ajudar os pesquisadores a desenvolver novas drogas para tratar a obesidade.

"Os dados apresentados indicam que os fatores Gata são reguladores importantes desse mecanismo e podem servir como alvo para intervenções terapêuticas em doenças como a obesidade", concluíram os autores.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários