Notícias de saúde

Exercícios podem ser úteis no tratamento de quadros inicias de psicose

07 de abril de 2016 (Bibliomed). Os exercícios podem reduzir os sintomas em adolescentes e adultos jovens que tiveram um primeiro episódio de psicose. Isso é o que indica um novo estudo publicado na revista Early Intervention in Psychiatry.

O estudo incluiu 31 pessoas que tiveram um primeiro episódio psicótico. Eles tinham entre 18 e 35 anos. Os voluntários do estudo se submeteram a esquemas de treinamento personalizado por dez semanas sob a supervisão de um pesquisador. Os participantes realizaram 107 minutos de exercício vigoroso a cada semana.

Ao fim de dez semanas, os pacientes no programa de exercícios tiveram uma redução de 27% nos sintomas psiquiátricos. Isso foi significativamente melhor do que os resultados obtidos com o grupo controle de 7 pacientes com psicose, disseram os pesquisadores. O grupo controle recebeu tratamento de saúde mental, mas não recebeu um programa de treinamento. Os pacientes no grupo de exercício também apresentaram melhoria nas funções cerebrais e perderam um pouco de peso.

Estabelecer um regime de exercícios para pessoas com psicose provavelmente será  muito mais eficaz quando eles são mais jovens, e nos estágios iniciais de tratamento. Criar uma rotina de exercícios também ajuda a definir hábitos para a vida, o que pode fazer uma enorme diferença para a saúde física e mental longo prazo.

Fonte: University of Manchester, news release, March 14, 2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários