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Odontólogo Paulista Desenvolve Técnica que Ameniza Dor nas Mandíbulas

Distúrbio da Articulação Temporo Mandibular (ATM) é objeto de estudo de clínica de odontologia em São Paulo que desenvolve técnica para impedir a dor. O odontólogo João Jorge de Barros, diretor de clínica em São Paulo, está desenvolvendo um aparelho chamado microcorrente, acionado por energia elétrica, capaz de amenizar as dores, principalmente nas cabeças e costas, derivadas da ATM, através da liberação da endorfina no corpo.

Quais são os sintomas

Esse tipo de distúrbio atinge cerca de 60% da população mundial e a maioria dos portadores nem sabem. Isto, porque alguns dos seus sintomas são dores de cabeça, pescoço e braço, além das mandíbulas, os quais induzem a conclusões erradas sobre a origem do sofrimento.

O ser humano tem dois tipos de ciclos de mordida: o primeiro chamado de mordida de descanso e o outro de articulação - quando ele está comendo. Os sintomas que caracterizam a disfunção na articulação são: dor na movimentação mandibular, dor de cabeça, dificuldade para deglutir, desvios da mandíbula durante a abertura, modificação no encaixe dos dentes, sensação de travamento na mandíbula, estalos durante a mastigação, sensação de fadiga mandibular, pequenos estalos ao abrir e fechar a boca, dores na face, ombros e pescoço, assimetria da mandíbula, assimetria da face, macrognatismo (mandíbula grande), micrognatismo (mandíbula pequena). O stress costuma agravar o problema. Outra causa importante é o traumatismo, responsável por mais de 20% dos problemas nesta articulação. Pancadas ou movimentos bruscos na cabeça ou na mandíbula podem danificar as estruturas que compõem a ATM.

Tipos e exercício

Quando o distúrbio se dá durante o dia ou estando a pessoa acordada, chama-se biquismo; acontecendo à noite ou quando está dormindo denomina-se bruxismo. Muito embora, o ranger dos dentes em crianças também pode ser um sintoma de verminose.

O odontólogo Luis Fernando Vaz de Barros ensina um exercício prático para amenizar as dores: sentar de forma confortável e com as costas eretas, abrir a boca vagarosamente contando até 10, quando ela estará completamente aberta sem forçar; contar até cinco enquanto a boca fica aberta; depois contar novamente até 10 e ela estiver fechada. O ideal é fazer três vezes ao dia

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