Notícias de saúde

Encontro Debate Depressão com Pacientes e Familiares

No Dia 10 de Outubro, o Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), Realiza Seminário Sobre Depressão para Pacientes e Portadores da Doença.

A depressão é do males mais comuns das doenças psiquiátricas. Vários são os fatores que deflagram o processo depressivo que se consiste em uma espécie de abatimento moral e físico, às vezes muito intenso em pessoas de diversas idades. Destacam-se entre as causas os chamados eventos vitais estressantes que continuam sendo avaliados pela ciência através de pesquisas e análises estatísticas.

Causas

Entre os principais causas – sem apresentação por ordem de importância - estão assalto, separação conjugal, problemas financeiros, doença ou ferimento grave, perda do emprego, perda de pessoa de confiança, ser roubado, morte de pessoa próxima. Nesse contexto pode-se afirmar que, pelo menos em parte, há uma relação causal entre estresse e depressão. Mas, por outro lado, confirma-se a importância da influência genética para o desenvolvimento da pesquisas sobre doença. Contudo, a influência não é necessariamente direta, pode ser que determinadas pessoas por uma carga genética que as tornem "pessoas difíceis", ou tenham "personalidade neuróticas", condição que as podem levar a escolherem opções nas quais elas serão submetidas a maior carga de estresse, precipitando a depressão. Nesse contexto, não seria o evento estressante o desencadeante principal, mas o comportamento geneticamente influenciado que leva a uma exposição maior a situações difíceis.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários