Notícias de saúde

Acupuntura pode aliviar dor após cirurgia de retirada de amígdalas

18 de junho de 2015 (Bibliomed). A acupuntura é um tratamento eficaz para a dor pós-amigdalectomia em crianças, de acordo com um estudo publicado na edição de junho de 2015 da revista médica Pediatric Anesthesia.

Pesquisadores israelenses avaliaram se a acupuntura, além de tratamento analgésico convencional, seria eficaz para a dor pós-amigdalectomia em crianças. Sessenta crianças, com idades entre 3 e 12 anos, submetidas a amigdalectomia foram randomizadas para receber tratamento analgésico convencional pós-operatório ou o mesmo tratamento mais acupuntura.

Verificou-se que as crianças atribuídas ao grupo de acupuntura tiveram menos dor e menor consumo de analgésicos, com maior satisfação das crianças e de seus pais com o tratamento. Não ocorreram efeitos adversos registados.

Assim, concluiu-se que a acupuntura é um tratamento seguro, bem tolerado por crianças com idade entre 3 a 12 anos e por seus pais. Estudos adicionais são necessários para avaliar melhor a eficácia da acupuntura no pós-operatório, assim como o efeito analgésico de longa duração da acupuntura.

Fonte: Pediatric Anesthesia. Volume 25, issue 6, pages 603–609, June 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários