Publicidade

Notícias de saúde

Amamentação protege contra recidiva do câncer de mama

17 de junho de 2015 (Bibliomed). Mulheres que amamentam seus bebês e mais tarde desenvolvem câncer de mama são menos propensas a ter o retorno do câncer ou evoluírem para estágios terminais do que as mulheres que não amamentam, mostra uma nova pesquisa. O estudo foi publicado em 28 de abril de 2015 na revista Journal of the National Cancer Institute.

No estudo de mais de 1.600 mulheres com câncer de mama avaliadas, dentre aquelas que anteriormente tinham amamentado ocorreu uma  diminuição de 30 por cento do risco de recorrência do câncer.  Descobriu-se ainda que aquelas que anteriormente haviam amamentado tinham um risco 28 por cento menor de morrer de seu câncer de mama.

A equipe de pesquisadores avaliou dois grupos de mulheres, algumas diagnosticados 1997-2000 e outros diagnosticados entre 2006 e 2013. Os pesquisadores descobriram uma associação entre amamentação e um resultado mais favorável para pacientes com câncer de mama.

Observou-se, porém, que apesar de haver sido encontrada uma redução de 30 por cento no risco global de recorrência do câncer de mama entre aquelas que amamentaram, quando a duração do aleitamento materno foi levada em conta, qualquer duração diminuição do risco, mas a ligação não era tão forte para aquelas que o fizeram por menos de seis meses .

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda a amamentação exclusiva por cerca de seis meses, seguido por continuar com a amamentação à medida que os alimentos são introduzidos, por até um ano ou mais. A amamentação ajuda a proteger de bebês doenças como a diabetes, infecções, e de se tornarem obesa. As mães que amamentam têm um risco menor de desenvolver câncer de mama e de ovário, de acordo com a AAP.

Fonte: JNCI J Natl Cancer Inst (2015) 107 (7): djv087.  doi: 10.1093/jnci/djv087

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: