Notícias de saúde

Hormônio estrógeno relacionado com a recidiva do câncer de mama

10 de março de 2008 (Bibliomed). Uma pesquisa publicada no número de março de 2008 da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention traz um importante alerta: as sobreviventes ao câncer de mama que tiveram recidiva (nova ocorrência) do tumor tinham níveis sanguíneos de hormônio estrógeno pelo menos duas vezes maiores do que níveis das pacientes que não tinham recidiva da doença.

Quase todas as mulheres do estudo já haviam passado pela menopausa, e a maioria delas realizava o bloqueio do estrógeno com a droga tamoxifeno. Então, onde viria o estrógeno? Do tecido adiposo (gordura), segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Diego.

No estudo, foram analisados os níveis basais estrógeno em 153 mulheres sobreviventes do câncer mama, nas quais o tumor retornou, e outras 153 mulheres pareadas, também sobreviventes à doença, e nas quais o câncer não retornou. Todas as mulheres foram seguidas por mais de sete anos, como parte de um estudo de como a dieta afeta a recidiva do câncer de mama.

Segundo os autores, os níveis de estrógeno produzidos pela gordura do corpo podem ser controlados pela dieta e exercícios físicos, sinalizando assim a importância de uma vida saudável em mulheres que foram previamente tratadas para o câncer de mama.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers, and Prevention, March 2008; vol 17: pp OF1-OF7.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários