Publicidade

Notícias de saúde

Fumar charutos traz tantos riscos como fumar cigarros

05 de maio de 2015 (Bibliomed). Um novo estudo indica que fumar charutos pode ser tão perigoso quanto fumar cigarros. A pesquisa indicou que as pessoas que só fumavam charutos e não usavam outros produtos de tabaco tinham um risco aumentado de morte por todas as causas. O risco de morte por câncer de boca, esôfago e pulmão foi maior para os fumantes de charutos, inalando-se ou não a fumaça do charuto.

A análise também constatou que os fumantes de charutos que fumavam cigarros anteriormente tinham um risco muito maior de câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica do que aqueles que não fumaram cigarros no passado.

A revisão incluiu 22 estudos norte-americanos e europeus que analisaram o risco de morte associado com charutos e cigarros. Os estudos incluíram principalmente homens brancos que começaram a fumar charutos na década de 1960.
Os resultados reforçam o fato de que fumar charutos traz muitos dos mesmos riscos para a saúde do que o hábito de fumar cigarros. O tabagismo com charurtos está ligado a cânceres fatais da boca, esôfago, pâncreas, laringe e pulmão, bem como doença cardíaca e aneurismas da aorta. A pesquisa foi publicada na revista BMC Public Health.

Fonte: BMC Public Health, news release, 23 de abril de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: