Notícias de saúde

Quais os fatores de risco de morte para crianças durante o sono?

17 de setembro de 2014 (Bibliomed). A síndrome da morte súbita infantil e outras causas de mortalidade relacionadas com o sono possuem vários fatores de risco conhecidos. Pouco é conhecido sobre a associação desses fatores de risco em momentos diferentes durante a infância.

Um recente estudo publicado na revista Pediatrics buscou  determinar quaisquer associações entre fatores de risco para mortes relacionadas com o sono em diferentes idades. Tratou-se de um estudo que avaliou mortes infantis relacionadas com o sono.

A exposição principal foi a idade, divididos em mais jovens (0-3 meses) e crianças mais velhas (4 meses a 364 dias). Os desfechos primários foram a partilha de cama, objetos no ambiente de sono, a localização (por exemplo, cama de adulto) e posição de dormir.

Um total de 8.207 mortes foi analisado. Vítimas mais jovens eram mais propensas a partilha de cama (73,8% vs 58,9%) e a dormir em uma cama de adulto (51,6% vs 43,8%). A maior percentagem de crianças mais velhas vitimadas tinha um objeto no ambiente de sono (39,4% vs 33,5%) e mudou de posição de dormir.

O estudo concluiu que os fatores de risco para mortalidade infantil relacionados ao sono podem ser diferentes para diferentes faixas etárias. O fator de risco predominante para as crianças mais jovens é o compartilhamento da cama, enquanto rolar em objetos na área do sono é o fator de risco predominante para crianças mais velhas. Os pais devem ser alertados sobre os perigos desses fatores de risco específicos adequados à idade do seu bebê.

Fonte: PEDIATRICS Vol. 134 No. 2 August 1, 2014

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários