Notícias de saúde

Sites de Saúde Terão Selo de Garantia

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma organização com sede em Washington D.C., reconhecida por orientar organizações de assistência médica, está se preparando para colocar um selo de aprovação em provedores de e-saúde.

A Urac, formalmente chamada de American Accreditation HealthCare Commission (Comissão Americana de Avaliação de Cuidados em Saúde), anunciou quinta-feira que designou um comitê consultivo para desenvolver padrões de qualidade para Websites de saúde.

Padrões preliminares serão testados e divulgados para comentários públicos nos próximos meses.

Os padrões finais devem estar concluídos em junho de 2001 para serem implementados até o fim do ano.

Com a proliferação de portais médicos e de saúde na Internet, os membros do comitê consultivo perceberam a necessidade de criar mecanismos capazes de conquistar a confiança dos usuários.

O comitê de 27 membros vai estabelecer padrões para áreas que vão desde a privacidade e profissionalismo até franqueza e responsabilidade.

"A informação médica e de saúde na Web tem um enorme potencial para beneficiar pacientes e o público, mas a informação imprecisa e tendenciosa pode causar mais danos que benefícios, além de pôr em risco a privacidade do paciente", declarou Margaret Winkle, subeditora do Journal of American Medical Association e integrante do comitê.

"Precisamos encontrar formas de melhorar a qualidade da informação médica na Web e dar aos usuários informações sobre Websites que lhes permitam fazer uma escolha bem informada", disse Winkle.

O comitê inclui representantes de organizações que já desenvolveram regras de ética ou qualidade para Websites de saúde como a Internet Healthcare Coalition, Hi-Ethics e American Medical Association.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários