Notícias de saúde

Câncer de fígado misterioso intriga pesquisadores peruanos

11 de setembro de 2013 (Bibliomed). Os tumores de fígado são o sexto tipo mais comum de câncer e o terceiro mais mortal. Geralmente, homens com idade superior a 40 anos, portadores de cirrose ou hepatite B ou C são mais propensos a desenvolver a doença. Contudo, no Peru, é cada vez mais comum diagnósticos em pessoas jovens, incluindo mulheres e crianças.

O que mais chama a atenção dos pesquisadores nesses diagnósticos é a ausência de fatores de risco já identificados para a doença em todos os pacientes. Além disso, os pacientes, com idade média de 25 anos, são todos de Apurimac, nos Andes peruanos.

Em parceria com pesquisadores franceses, os cientistas peruanos, tentaram desvendar o mistério, coletando características demográficas, fatores de risco e a origem de mais de 1.500 pacientes de todo o país, admitidos entre 1997 e 2010 no Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas (INEN) de Lima.

Metade das pessoas afetadas não corresponde ao perfil de pessoas propensas a desenvolver câncer de fígado. Um terço dos pacientes é do sexo feminino, e a grande maioria dos diagnosticados apresentam tumores com mais de 10 centímetros de diâmetro, tamanho considerado muito grande.

As primeiras análises descartam uma possibilidade de infecção por fonte alimentar, mas ainda não foi explorada a hipótese de intoxicação devido à contaminação do solo e das águas subterrâneas em decorrência de poluentes. Entretanto, como não se tem pistas sobre o que motivou o surto de câncer de fígado, os pesquisadores levantam a possibilidade de que haja um agente infeccioso não identificado e ainda desconhecido.

Fonte: Diário da Saúde, 10 de setembro de 2013

Prática de atividade física pode proteger contra cânceres. Leia em Boa Saúde

Vitamina E pode reduzir risco de câncer de fígado. Leia em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários