Notícias de saúde

Aprenda exercícios que podem prevenir a trombose em viagens de avião

20 de março de 2013 (Bibliomed). A trombose venosa profunda é a formação de um coágulo sanguíneo, que ocorre geralmente na perna. A condição é extremamente perigosa, já que esses coágulos podem se deslocar pela corrente sanguínea e chegar a órgãos vitais.

Os médicos acreditam que períodos prolongados de imobilidade - como ficar sentado durante o trajeto do avião em viagens longas – são fatores de risco para o desenvolvimento dessa condição.

Para prevenir o problema existem exercícios que o passageiro pode fazer em seu assento, mas eles não devem ser feitos se eles causarem desconforto ou não terem sido indicados pelo médico:

* Círculos com o tornozelo: erga seus pés e use-os para desenhar círculos no ar com os dedos apontados. Gire um pé durante 30 segundos, alternando posições. Repita o movimento com o outro pé.

* Bombeamentos: com os calcanhares no chão erga as pontas dos pés e aponte-as para o alto o máximo que conseguir. Depois coloque todo o pé no chão e repita o movimento, mas dessa vez deixando o peito do pé no chão e erguendo o calcanhar. Faça o exercício durante 30 segundos.

* Erga os joelhos: enquanto sentado marche no lugar, contraindo os músculos das coxas. Repita por 30 segundos.

* Joelho no peito: erga seu joelho esquerdo até o peito e puxe-o contra você mesmo. Segure a posição por 15 segundos e retorne a perna lentamente ao solo. Faça o movimento com a outra perna repita o exercício dez vezes.

Essa medida preventiva pode não ser indicada para todos, por isso é imprescindível que um profissional seja consultado. Apenas o especialista pode fazer indicações adequadas para cada caso e orientar o paciente de acordo com suas necessidades específicas.

Fonte: AMERICAN WAY. Your Personal Health: Deep Vein Trombosis (DVT). Fort North: American Airlines Publishing, p.79, 01 março. 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários