Notícias de saúde

Leite e iogurte são melhores para a saúde do osso do quadril

25 de fevereiro de 2013 (Bibliomed). Laticínios são importantes para o fortalecimento dos ossos, mas alguns produtos dessa categoria são mais eficientes nesse propósito.

De acordo com pesquisadores do Institute for Aging Research nos Estados Unidos, o leite e o iogurte são as melhores opções de laticínios para o aumento de densidade mineral do osso do quadril. Porém, o mesmo não foi visto nos ossos da espinha.

As pessoas que participaram do estudo completaram um questionário de frequência de consumo de comida que envolvia 126 itens, indicando quantas vezes por semana eles ingeriam determinados alimentos. Também foi considerado se os participantes fumavam, tomavam suplementos de cálcio ou vitamina D, se exercitavam regularmente e se as mulheres tinham entrado na menopausa. Todos esses fatores influenciam a saúde do osso.

Os pesquisadores acompanharam os participantes (cerca de 3.200 homens e mulheres entre 26 e 85 anos) por 12 anos. Neste período de tempo ocorreram apenas 43 fraturas de quadril. Por o número ser pequeno, os pesquisadores não puderam obter conclusões definitivas sobre o tema. Mais pesquisas são necessárias para confirmar os resultados encontrados na pesquisa.

A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Osteoporosis.

Fonte: Live Science, 25 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários