Notícias de saúde

Treinamento aeróbico é melhor para perder peso do que treinamento de resistência

04 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado por pesquisadores norte-americanos mostrou que quando se trata de perder peso o treinamento aeróbico é mais eficiente do que o de resistência.

Publicado no Journal of Applied Physiology, o estudo envolveu 234 pessoas sedentárias com sobrepeso ou obesidade e idade entre 18 e 70 anos. Essas foram submetidas a programas de treinamento físico, sendo que um grupo realizou atividades aeróbicas (TA), outro a um treinamento de resistência (TR) e outro que realizou um treinamento misto (TA/TR).

Do total, 119 participantes completaram os treinamentos e tiveram os dados completos para as variáveis estabelecidas para o estudo. Os participantes do grupo de treinamento aeróbico vigoroso o realizou por aproximadamente 45 minutos, três vezes por semana durante todo o período do estudo, tendo sua frequência cardíaca máxima entre 70% e 85%.

No grupo do treinamento de resistência, as atividades foram realizadas três vezes por semana em séries de oito a 12 repetições em oito tipos de equipamentos diferentes, trabalhando, assim, os principais grupos musculares.

Os indivíduos que foram designados ao treinamento misto realizaram todos os exercícios dos participantes dos dois outros grupos. Ao final do estudo, os participantes foram analisados quanto ao peso, composição corporal, circunferência da cintura, aptidão cardiorrespiratória e força em comparação ao início do processo.

Os resultados mostraram que os participantes do grupo TA perderam mais peso do que os dos demais grupos. A gordura corporal e a circunferência da cintura diminuíram em TA e TA/TR, mas não em TR. Contudo, a massa corporal magra aumentou significativamente nos participantes dos grupos TR e AT/TR, o que não ocorreu nos integrantes do grupo TA.

Fonte: EurekAlert!, 02 de janeiro de 2013