Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Estudo isotópico cardíaco

(Códigos AMB: Cintilografia do miocárdio perfusão - repouso 4.07.01.06-9 / Cintilografia do miocárdio perfusão - estresse farmacológico 4.07.01.13-1 / Cintilografia do miocárdio perfusão - estresse físico 4.07.01.14-0)

O que é um estudo isotópico?

Caso o teste ergométrico (holter) seja anormal, pode ser estar indicado um estudo do coração, com isótopos, que é muito exato, fácil de fazer, não invasivo e que não necessita internação hospitalar. A radiação que é recebida é baixa e com este exame podem ser evitados outros exames, mais complicados, como o cateterismo cardíaco (coronariografia).

Teste de exercício em uso de tálio

Consiste em injetar uma pequena dose de isótopo radioativo na veia, durante um teste de exercício em esteira. Um dispositivo especial registra uma serie de imagens, das localizações do isótopo no coração. As áreas escuras, indicam partes do coração, aonde não chega bem o fluxo de sangue, porém não dá informação sobre a localização exata da artéria bloqueada.

Gamografia cardíaca (angiograma isotópico)

É uma variação, na qual se recebe uma injeção de isótopo na veia, e em seguida a pessoa é colocada deitada em uma prancha de exercícios com os pés posicionados nos pedais de uma bicicleta.

À medida que pedala, são feitas imagens, para localizar o isótopo, nas diferentes regiões do coração.

O objetivo é encontrar um defeito na expansão ou contração da parede do coração, sinal de que as artérias estreitadas a esse nível, não estão levando a quantidade suficiente de sangue oxigenado à região avaliada.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.