Vacina contra Zika apresenta resultados promissores

Comment

Medicina


vacina2
Pesquisadores da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, estão trabalhando no desenvolvimento de uma vacina conta o vírus Zika, e os resultados mostram-se promissores. Em testes feitos com animais, uma única dose foi capaz de proteger camundongos e macacos do vírus.

As vacinas tradicionais contêm uma versão debilitada ou morta do vírus alvo ou proteínas virais isoladas. A vacina produzida pela Universidade da Pensilvânia usa pequenas vertentes de RNA que contêm os códigos genéticos para a produção de proteínas virais.

Uma injeção da vacina desencadeou uma resposta imunitária rápida em camundongos e os protegeu da exposição intravenosa a Zika duas semanas mais tarde. Essa proteção permaneceu quando os roedores foram expostos ao vírus Zika cinco meses após a vacinação. Os pesquisadores também descobriram que uma injeção da vacina em macacos forneceu forte proteção contra o vírus Zika cinco semanas depois.

O próximo passo da pesquisa consiste em ensaios clínicos com seres humanos, o que está previsto para ocorrer dentro de 12 a 18 meses.

Fonte: Revista Nature, 01 de fevereiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *