Tentação faz cérebro entrar em conflito

Comentar

Comportamento

Pesquisa publicada no The Journal of Neuroscience mostra que a tentação, do ponto de vista do autocontrole, faz com que o cérebro entre em conflito.

Segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, o cérebro humano possui sistemas independentes capazes de guiar as decisões, mas, diante a algo tentador, como quando a pessoa quer comer alguma coisa que sabe que não deve, essas áreas antagônicas do cérebro (o córtex prefrontal dorsolateral e o córtex prefrontal ventromedial) entram em embate.

Durante os testes, os pesquisadores descobriram que quando os voluntários resistiam à tentação, a região dorsolateral se ativava, e quando eles cediam, a região ventromedial é que apresentava maior atividade. O estudo mostrou, também, que a capacidade do cérebro de mudar o controle entre essas duas áreas não é instantânea: demora cerca de dois segundos antes de o cérebro ser capaz de ignorar a região em conflito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>