Quase metade dos brasileiros tem pelo menos uma doença crônica

1 Reply

Bem estar Check-up Saúde da família

Um levantamento inédito realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que as doenças crônicas são importante causa de mortalidade no país, além de causarem outras enfermidades que afetam a capacidade e a qualidade de vida da população adulta.

Os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada ontem, mostram que as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) atingem 40% da população adulta brasileira, cerca de 57,4 milhões de pessoas.

 

Entre as enfermidades mais prevalentes estão a hipertensão arterial, o diabetes, a doença crônica de coluna, o colesterol (principal fator de risco para as cardiovasculares) e a depressão. A pesquisa apontou também que essas enfermidades atingem principalmente o sexo feminino (44,5%).

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil. A existência dessas doenças está associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.

“Esta pesquisa traz o retrato atual da saúde da população. Temos de trabalhar de forma intersetorial para reverter esse quadro, incentivando a prática de exercícios físicos e outras medidas voltadas a um estilo de vida mais saudável”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Fonte: Agência Saúde, Release em 10 de dezembro de 2014.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *