Psoríase pode aumentar o risco de diabetes tipo 2

Comment

Medicina

destaque_psoriasePessoas que sofrem com psoríase apresentam maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Estudo realizado na University of Pennsylvania, nos Estados Unidos, envolvendo quase 85 mil adultos no Reino Unido, mostrou que a gravidade da doença é diretamente proporcional ao aumento do risco de diabetes.

Dos participantes do estudo, 8.100 tinham psoríase. Em comparação com pessoas sem a doença de pele, o risco de diabetes era 21% maior entre aqueles com psoríase em 2% ou menos no corpo, e 64% maior entre aqueles com psoríase em mais de 10% do corpo.

Para cada 10% de aumento na área corporal afetada pela psoríase, o risco de diabetes aumentou em mais de 20%. Em escala global, os pesquisadores acreditam que a psoríase está relacionada a 125.650 novos casos de diabetes tipo 2 por ano.

A psoríase, que afeta cerca de 125 milhões de pessoas no mundo, é uma doença do sistema imunológico em que a inflamação faz com que as células da pele se multipliquem mais do que o normal. O tipo de inflamação observada na psoríase é conhecida por promover a resistência à insulina, e a psoríase e o diabetes compartilham mutações genéticas semelhantes, sugerindo uma base biológica para a conexão entre as duas condições. O estudo não provou que existe um link de causa e efeito entre a psoríase e o diabetes tipo 2, mas mostrou que existe uma associação que precisa ser melhor investigada.

Fonte: Journal of the American Academy of Dermatology, November 2017, DOI:10.1016/j.jaad.2017.10.050

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *