Por que o vírus do sarampo é tão contagioso?

1 Comentário

Bem estar

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Até então, os mecanismos pelos quais o vírus se espalhava tão rapidamente não eram conhecidos. Contudo, estudo publicado na revista Nature explica o porquê dessa agilidade.

Os pesquisadores identificaram um receptor fundamental, localizado na traqueia, que permite que o vírus se espalhe pelo ar rapidamente. Conhecido como Nectina-4, esse receptor é, também, um biomarcador para alguns tipos de câncer.

O estudo mostra que o vírus do sarampo usa o Nectina-4 para deixar o corpo do hospedeiro e para entrar na pessoa saudável, espalhando-se pelo organismo. Apesar da vacinação, o sarampo ainda atinge muitas crianças no mundo. O Brasil solicitou a declaração de área livre do sarampo, mas alguns casos ainda são identificados, em especial, entre pessoas que passaram algum tempo fora do país.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>