Ler para crianças ajuda na alfabetização e aprendizagem

Comentar

Comportamento

destaque_crianca-lerEstudo apresentado no 2017 Pediatric Academic Societies Meeting, que ocorreu de 06 a 09 de maio de 2017 em São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou que a leitura partilhada é fundamental para a aquisição da linguagem e do hábito de leitura nas crianças.

Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque realizaram análises transversais de mães e filhos matriculados no pós-parto como parte de um estudo maior. As análises foram realizadas aos seis, 14, 24 e 54 meses. Foram considerados como preditores a quantidade de leitura e a qualidade dos livros lidos.

A qualidade da leitura aos seis meses levou ao aumento do vocabulário aos 54 meses. A qualidade e a quantidade dos livros lidos aos 14 meses levaram a um aumento de vocabulário expressivo. A qualidade dos livros previu, ainda, melhor percepção sonora e leitura precoce, além de facilidade para escrita. Aos 24 meses, a qualidade e a quantidade de livros lidos previram expressivamente a linguagem expressiva e receptiva e previam o início da consciência sonora e a leitura precoce.

De posse desses resultados, os pesquisadores concluíram que a leitura compartilhada, especialmente a leitura precoce, melhora os resultados de linguagem e alfabetização até quatro anos depois.

Fonte: 2017 Pediatric Academic Societies Meeting, 06 a 09 de maio de 2017, São Francisco, Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>