Vitamina D durante a gravidez pode prevenir a asma infantil

Comment

Saúde da mulher Saúde do bebe e da criança

destaque_vitaminasDO uso de suplementos de vitamina D na gravidez ajuda a prevenção da asma e infecções respiratórias na criança. É o que mostra estudo, realizado pelo King’s College London e publicado na revista Allergy and Clinical Immunology, examinou o efeito no organismo de recém-nascidos da ingestão pela gestante de um suplemento de 4,400 UI de vitamina D3 por dia durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez em comparação com a ingestão diária recomendada (IDR), que é de 400 UI.

Cinquenta e uma participantes do estudo foram randomizadas em 10 a 18 semanas de gravidez e tratadas com doses elevadas ou baixas de suplementos de vitamina D. Os pesquisadores analisaram o sangue do cordão umbilical para testar a capacidade de resposta do sistema imunológico do bebê e as respostas dos linfócitos T.

Os resultados mostraram que amostras de sangue de bebês de mães que recebiam a maior dose de vitamina D3 tinham impulsionado o sistema imunológico com maiores respostas de produção de citocinas inatas e IL-17A à estimulação de linfócitos T.

Fonte: Allergy and Clinical Immunology, 25 de maio de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *