Fratura pode ser primeiro indício de osteoporose

1 Comentário

Bem estar Saúde da família

Créditos: Freeimages

Fraturas no punho e tornozelo são comumente associadas a pequenas quedas ocasionadas no dia-a-dia, entretanto, essa ocorrência pode ser um primeiro indício de que a saúde de seus ossos não está muito bem.

O alerta é da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, que inicia uma campanha nacional para mostrar que uma simples queda não deveria provocar a fratura de um osso, caso ocorra, deve-se buscar a causa e não apenas cuidar da fratura.

A questão em debate não é apenas para os pacientes, mas também para os especialistas em traumas que, muitas vezes se preocupar em reparar o dano das fraturas, mas não realiza o encaminhamento do paciente para um especialista em osteoporose avaliar se existe algum problema a ser tratado. Nesse tipo de avaliação prévia do problema, medicação e algumas simples mudanças nos hábitos de vida podem ser eficazes no tratamento e recuperação dos pacientes.

Na visão de Márcio Passini, do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT, o sedentarismo, a alimentação inadequada e falta do hábito de tomar sol têm prejudicado a qualidade de vida do jovem e favorecido a ocorrência prematura de problemas relacionados a fragilidade dos ossos. Ele ressalta ainda que uma fratura causada por uma queda da própria altura é um sinal de que a refratura e provavelmente a terceira e a quarta fratura se seguirão, e nesses casos o risco de morte existe e precisa ser levado em conta.

O Brasil foi pioneiro no combate ao risco da refratura e as estatísticas internacionais mostram que, cuidando-se da osteoporose precoce e mesmo do idoso, em quase 70% dos casos se evita a segunda fratura.

Para saber mais sobre a campanha nacional sobre o tema acesse o endereço www.prevrefrat.org.

Fonte: Assessoria DOC Press. Release 26 de fevereiro de 2015.

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>