E se a calvície fosse opcional?

Comment

Beleza

A melhor maneira de evitar a calvície é impedir que os cabelos caiam em primeiro lugar. Agora, os pesquisadores dizem que uma nova descoberta de crescimento capilar pode ajudar os homens a manter seus cabelos por toda a vida. O novo insight envolve uma estrutura localizada dentro do folículo piloso.

A descoberta é um músculo liso anteriormente desconhecido que envolve os folículos capilares e é chamado de bainha dérmica. Os pesquisadores explicam que, no ciclo de vida de do cabelo humano, um novo fio de cabelo é criado pelas chamadas células da papila dérmica. Essas células especializadas começam na base do crescimento de folículos capilares, mas depois se movem lentamente para cima, em direção às células-tronco encontradas na ponta do folículo. Essas células-tronco recebem sinais das células da papila dérmica próximas para iniciar a próxima fase de crescimento e criar uma nova haste capilar, enquanto a haste capilar anterior é eliminada.

No entanto, às vezes essa parceria célula a célula é interrompida. E isso poderia desempenhar um papel na perda de cabelo.  Uma pergunta que há muito intriga os pesquisadores é como as células da papila dérmica viajam em direção às células-tronco.

Trabalhando com ratos, os pesquisadores encontraram uma resposta sobre como isso funciona, descobrindo que a bainha dérmica que envolve os folículos capilares em crescimento é um músculo liso, cuja função é contrair e empurrar a haste capilar e puxar a papila dérmica.

Outras experiências sugerem que os cabelos humanos seguem um mecanismo semelhante, e na fase de "destruição" do cabelo do ciclo de crescimento capilar, a bainha dérmica se contrai, permitindo que os fios existentes caiam. Isso acontece naturalmente em cabelos cheios, mas quando ocorre com muita frequência, a calvície pode começar a aparecer.

De acordo com a equipe, essa nova visão de como a bainha dérmica funciona pode redirecionar a pesquisa para a perda de cabelo. Os pesquisadores acreditam que bloquear o músculo recém-descoberto e sua contração não pode curar a calvície causada por esses processos. Em vez disso, bloquear a contração e interromper a fase de destruição do ciclo tem o potencial de reter o eixo capilar existente que, de outra forma, é perdido quando um novo eixo capilar é produzido.

Fonte: Science. 19 de dezembro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *