Dia Nacional de Combate ao Câncer: três em cada dez casos são resultados de maus hábitos de vida

Comentar

Medicina

destaque_pessoasEm 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Anualmente, surgem mais de 600 mil novos casos de câncer no Brasil, o que o torna uma importante questão de saúde pública. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), cerca de um terço dos casos podem ser evitados, pois estão relacionados ao estilo de vida.

O presidente da SBC, Ricardo Antunes, explica que estudos mostram que três em cada dez cânceres estão relacionados a maus hábitos de vida, como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, exposição excessiva ao sol e alto consumo de alimentos processados. Por isso, o tema da campanha de 2018 é “Salve-se”.

A vice-presidente da SBC, Nise Yamaguchi, explica que o objetivo da campanha é alertar a população sobre a prevenção e especialmente passar a mensagem de que o câncer pode ter cura. “Atualmente, o câncer pode ser curado em muitos casos desde que a detecção da doença seja precoce. Queremos salvar muitas vidas. Por isso nossa campanha diz: salve-se. Somente a conscientização e a informação podem salvar”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, atingindo cerca de 14 milhões de pessoas por ano, e, para as próximas décadas, a OMS estima que o índice de desenvolvimento da doença cresça em 70%.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos, formando tumores que podem se espalhar pelo corpo. Para prevenção do câncer, é preciso ter bons hábitos de vida e consultar médicos com frequência, fazendo os exames indicados por esses. Além disso, pessoas com histórico da doença na família devem redobrar o cuidado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cancerologia, news-release.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>