Cinema 3D pode oferecer riscos à saúde

Comentar

Bem estar

Uma grande parcela da população acha mais divertido e interessante assistir a filmes em 3D. Mas será que essa tecnologia é segura para todos? De acordo com pesquisas e alertas médicos, filmes em 3D podem facilitar a transmissão de doenças dos olhos, causar fadiga visual e até mesmo provocar epilepsias e convulsões em pessoas que sofrem de problemas neurológicos. Existe até mesmo um projeto de lei, desenvolvido pelo deputado federal Décio Lima (PT), que exige que salas de cinema que exibem filmes em 3D divulguem os malefícios que os espectadores podem sofrer.

É importante ressaltar que esses riscos não são gerais. “Não é todo mundo que vai sofrer sintomas. O que pode acontecer é um desconforto causado pelo esforço de focar as imagens do fundo com as que saltam de tela”, explica Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista. Se o indivíduo estiver preocupado com os efeitos do cinema 3D ou sentir incômodo ao usar os óculos, um profissional deve ser procurado para que orientações específicas possam ser feitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>