Câncer de mama também acomete homens

Comment

Bem estar Saúde da família Saúde da mulher Saúde do homem

Ações voltadas para o público feminino destacam cuidados importantes para a detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Entretanto, o que muitos desconhecem, é que esse tipo de câncer também pode acometer homens.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a incidência do câncer de mama é bem maior entre as mulheres (para cada 100 casos femininos, um caso masculino). Em relação à faixa etária de maior acometimento, a idade média nos homens é de 64 anos.

O câncer de mama masculino é similar ao feminino, o processo de identificação é o mesmo. O principal sintoma é a presença de um nódulo ou endurecimento mamário que, na maioria das vezes, acomete uma das mamas. Infelizmente, os casos de câncer mamário masculino geralmente são mais agressivos devido a demora nessa identificação.

A conscientização continua sendo a principal forma de prevenção. A visita regular ao médico e outros cuidados com a saúde devem ser parte da rotina de saúde do homem em qualquer idade, especialmente após os 50 anos. O mastologista é o especialista indicado para o atendimento de câncer de mama masculino, mas a realização periódica de exames de rotina, como o toque, pode fazer a diferença nesse cuidado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Mastologia. Release Zoom Comunicação – Assessoria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *