Autismo pode trazer vantagens

3 Comentários

Comportamento

O autismo, uma doença que prejudica as capacidades de interação social de um indivíduo, pode trazer algumas vantagens para esses pacientes, quando comparados à pessoas que não têm a condição. De acordo com uma nova pesquisa, abordar certos traços do autismo como vantagens, e não como erros a serem corrigidos, pode ajudar a comunidade médica a compreender melhor a doença.

O autismo, uma doença que prejudica as capacidades de interação social de um indivíduo, pode trazer algumas vantagens para esses pacientes, quando comparados à pessoas que não têm a condição.

De acordo com pesquisadores canadenses, apesar de a doença causar diversas debilitações, autistas podem fazer contribuições para a sociedade quando inseridos em um ambiente que proporcione isso. Autistas têm melhores desempenhos, por exemplo, em testes não verbais de inteligência, tarefas  visuais e auditivas e também têm mais facilidade para se lembrarem de fatos.

“Dados recentes e a minha experiência pessoal sugerem que está na hora de nós começarmos a pensar no autismo como uma vantagem em certas esferas, não como uma cruz a ser carregada”, explica o Dr. Laurent Mottron, pesquisador da Universidade de Montreal. Para Mottron e seus colegas, abordar certos traços do autismo como vantagens, e não como erros a serem corrigidos, pode ajudar a comunidade médica a compreender melhor a doença.

3 comments

  1. maria de lourdes

    oi, eu sou mae de uma criança autista que tem 26 anos de vida. Quando ele tinha 6 messes de vida comecei a notar que ele éra muito sério, não me olhava, eu achava estranho comecei a correr atrás de médicos ele tinha 3 anos de vida ele ficou se tratando no hospital santo antonio e nunca niguem me disse nada. Por ver tv e ler jornal, eu mesmo fiz o diaquinostico quando ele tinha 18 anos e o medico de um posto de saude dr andre do kaique no gujuviras que confirmou o que eu ja sabia. Hoje ele é 100% depetende, dou banho em fim, tudo. O pai me abandonou eu com meu filho especial e o meu outro filho< Mateus, de 12 anos quem me ajuda a cuidar, meu Mateusinho, minha luz. que quando agente sai ele me ajuda a cuidar do irmao de 26 anos, que é muito hiperativo e não sabe o perigo dos carros. ele se trata com um pisiquiata, mas eles só dão rivotril e resperidon, mas não adianta nada. Mas eu cuido com muito carinho e amor se alguem tem alguma coisa para me ajudar, médico ou alguém que tenha filhos autistas, me ajudemesse e-mail é do meu filho Mateus, de 12 anos, que eu falei que me ajuda muit,o mas pode mandar uma mensagen é mateus_gremista13@hotmail.com

  2. Daniela

    Olá Maria de Lourdes !

    Você já tentou procurar a Santa Casa da Misericórdia ?!
    Existem profissionais excelentes lá.( médicos e pscicólogos ).

    Parabéns por toda sua dedicação e amor ao seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>