Publicidade

Artigos de saúde

Saúde Oral

© Equipe editorial Bibliomed

Neste Artigo:

- Introdução
- Riscos da má saúde bucal
- Como escovar os dentes
- Como passar o fio dental
- Como escolher a escova de dente
- Cuidados com a boca do bebê
- Recomendações finais
- Referências Bibliográficas

Introdução

A manutenção de uma boa saúde oral não significa apenas ter dentes bonitos. Toda a boca necessita de cuidados específicos para manter a chamada saúde oral, incluindo os dentes, as gengivas, os ossos da face e outras estruturas de suporte. Sabemos, também, que os cuidados com a saúde oral afetam positivamente a saúde de todo o restante do organismo. Assim, percebemos o quanto esse assunto é importante.

A boa saúde oral inclui manter seus dentes livres de cavidades e prevenir as doenças que acometem as gengivas. O mau cuidado com a boca afeta sua aparência, a sensação de bem-estar e a auto-estima, tendo sido associado também a problemas de sono e de comportamento, em crianças. Além disso, pode comprometer a capacidade de se alimentar de maneira adequada. Essa questão se torna mais visível quando lembramos que manter uma alimentação balanceada ajuda a melhorar a saúde bucal.

A importância da saúde oral independe da idade, embora cada vez mais seja importante em idosos já que eles têm conseguido manter seus dentes naturais. Por outro lado, de alguma forma os idosos parecem ter menor acesso aos serviços de cuidados dentários, por questões financeiras ou de não cobertura pelos planos de saúde.

Riscos da má saúde bucal

A inflamação das gengivas pode afetar também o osso no qual se apóiam os dentes. As placas dentárias são formadas por uma camada de bactérias que cresce continuamente, fica mais espessa e gruda nos dentes. Se a placa não é removida na limpeza bucal, pode evoluir para a formação do tártaro, que contribui para a infecção da gengiva.

Caso a doença não seja tratada, a pessoa pode apresentar perda dos dentes e aumento do risco de outras doenças, como infecções respiratórias. As bactérias da placa podem ser levadas para os pulmões, causando pneumonia e piorando o funcionamento desses órgãos.

Sabe-se que pacientes com diabetes apresentam maior risco de inflamação das gengivas. Por isso, esses pacientes precisam ter mais cuidados com a saúde oral.

Como escovar os dentes

A boa escovação dos dentes não deve ser tão rápida nem tão longa. O tempo de duração recomendado é de dois minutos. Infelizmente, a maioria das pessoas não chega a escovar os dentes por esse período de tempo. Faça movimentos suaves e curtos, tendo cuidado de escovar bem a região em que os dentes encontram com a gengiva, os dentes mais posteriores e os dentes com restaurações.

Os movimentos são os seguintes:

  • Comece escovando a parte dos dentes voltada para as bochechas, primeiro nos dentes superiores e depois nos inferiores
  • Agora passe a escovar a parte interna dos dentes, primeiro em cima e, depois, em baixo
  • Escove as regiões superiores dos dentes, usadas para a mastigação
  • Finalize escovando a língua, onde se alojam muitas bactérias e resíduos de alimentos

Como passar o fio dental

  • Separe cerca de 40-50cm de fio dental e enrole as pontas em cada um dos dois dedos médios, deixando aproximadamente 2-3cm de fio livres para uso
  • Mantenha o fio bem posicionado com os polegares e dedos indicadores
  • Passe o fio entre ao redor e entre os dentes, cuidadosamente no espaço entre o dente e a gengiva, tentando remover as placas
  • Cada vez que você mudar de espaço, vá desenrolando o fio em um dos dedos e enrolando no outro, de forma que sempre use uma porção nova de fio

Como escolher a escova de dente

A escova de dente ideal é que possui cerdas macias, pois é melhor na remoção das placas bacterianas e dos restos de alimentos. As escovas com cabeças menores são mais adequadas pois têm melhor alcance, especialmente na região mais posterior da boca. As escovas elétricas podem ser usadas e são de mais fácil manuseio.

A escova de dente deve ser trocada a cada três meses ou quando você perceber que ela está desgastada. Recomenda-se, também, que ela seja trocada após você ter apresentado gripe/resfriado/infecções de garganta, para se reduzir o risco de novas infecções.

Cuidados com a boca do bebê

A mãe tem papel fundamental também na boa saúde oral dos bebês e crianças maiores. Algumas informações para as mães/pais/cuidadores:

  • As mesmas bactérias que afetam os dentes dos adultos afetam os das crianças. Assim, não coloque objetos do bebê como brinquedos, colheres, mamadeiras ou chupetas em sua boca.
  • Higienize os dentes e gengivas do bebê com uma gaze umedecida ou escova de dente especial, após cada mamada.
  • Tente retirar a mamadeira ao final do primeiro ano de vida e evite o uso de mamadeiras e chupetas durante o sono, pois esse hábito afeta os dentes.
  • Todos os bebês devem ser levados ao dentista ao completarem um ano de vida, para avaliação e aconselhamento.

Recomendações finais

Se você deseja manter um sorriso bonito e saudável, os passos são os seguintes:

1. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando um creme dental que contenha flúor. A escovação é obrigatória ao acordar e antes de dormir. Pelo menos uma vez ao dia, use o fio dental.

2. Mantenha um estilo de vida saudável. Não fume e reduza o consumo de bebidas alcoólicas.

3. Faça acompanhamento regular com seu dentista, pelo menos uma ou duas vezes ao ano.

4. Siga todas as recomendações que seu dentista fizer.

Referências Bibliográficas

  1. WomensHealth.gov – Oral Health. < http://www.4women.gov/faq/oral-health.cfm>. Acessado em 30 de outubro de 2008.
  2. It’s Your Health – The Effects of Oral Health on Overall Health. < http://www.hc-sc.gc.ca/hl-vs/iyh-vsv/life-vie/dent-eng.php>. Acessado em 30 de outubro de 2008.
  3. CDC – Oral Health Home Page. < http://www.cdc.gov/OralHealth/>. Acessado em 30 de outubro de 2008.
  4. Kids Oral Health. < http://www.kidsoralhealth.org/>. Acessado em 30 de outubro de 2008.
  5. Oral Health Foundation. < http://www.oralhealthfoundation.org/>. Acessado em 30 de outubro de 2008.
Copyright © 2008 Bibliomed, Inc. 24 de novembro de 2008



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: