Publicidade

Artigos de saúde

Quiomioterapia oral favorece a prática de exercícios

O tratamento permite a realização de atividades físicas, que motivam e auxiliam na recuperação do paciente.

Sempre benéficos à saúde, se praticados adequadamente, os exercícios físicos são capazes de contribuir de forma singular, durante um tratamento contra o câncer. Eles podem ajudar a diminuir a fadiga, as náuseas e a depressão e podem trazer motivação durante um momento especialmente difícil da vida. Com a quimioterapia oral, tratamento à base de comprimidos, o paciente pode, com a liberação de seu médico, praticar exercícios sempre que quiser, uma vez que está livre de internações, cateteres e outras providências comuns às linhas de tratamento por quimioterapia intravenosa.

Antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário aconselhar-se com o médico, para verificar qual é a mais adequada e que melhor atende à necessidade individual do paciente. Em geral, os exercícios aeróbicos suaves, como caminhar, ou de relaxamento, como ioga ou Pilates, são um bom ponto de partida, quando autorizados. Para alongar e fortalecer os músculos e, ao mesmo tempo, exigir menos das articulações, a escolha pode ser a natação. Com a quimioterapia oral, também não há impedimento para a prática da natação ou hidroginástica, já que o paciente não precisará de uma linha central ou de bombeamento, para receber sua medicação.

A possibilidade de praticar exercícios físicos é apenas um dos benefícios da quimioterapia oral, tratamento contra o câncer que se caracteriza pelo uso de comprimidos, com a mesma eficácia dos medicamentos tradicionais de aplicação intravenosa. A mobilidade e praticidade desse método permitem, em geral, que o paciente mantenha sua rotina de atividades de trabalho, lazer e convivência familiar.

Informações sobre quimioterapia oral – tratamento que vem ganhando preferência no tratamento do câncer de mama e do câncer colorretal - são encontradas no endereço www.quimioral.com.br, juntamente com orientações para se lidar com seus efeitos colaterais e dicas de nutrição, estética e comportamento.

Fonte: Site Quimioral <www.quimioral.com.br>

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc. 20 de Novembro de 2006



Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: